Notícias

Leo Prates assina Ordem de Serviço para construção da primeira Farmácia Viva de Salvador

Com investimento da ordem de R$ 200 mil, os próprios usuários do CAPS irão fabricar e fazer uso dos seus medicamentos

O Secretário Municipal da Saúde, Leo Prates, assinou a Ordem de Serviço para construção da primeira Farmácia Viva da capital baiana nesta segunda-feira (28), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Jardim Armação. Salvador foi um dos municípios que teve o projeto premiado, reconhecido e escolhido pelo Governo Federal para estruturação, que contará com parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Participaram do ato diretores da SMS, professores e representantes da UFBA. O valor da obra é de aproximadamente R$ 200 mil reais. O projeto visa a construção e estruturação de um modelo sustentável na gestão pública, com atividades voltadas na adoção e promoção de boas práticas de cultivo, beneficiamento de plantas medicinais, de produção de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos manipulados.

A concretização do projeto reafirma o compromisso da SMS em contribuir com novas opções terapêuticas a partir do uso sustentável da biodiversidade, pautadas no conhecimento tradicional. “A introdução de fitoterápicos na saúde pública de todo o país ainda é encarada com preconceito. Mas Salvador está dando um importante passo para superar essa dificuldade a partir da capacitação das equipes de saúde e implementação da Farmácia Viva, onde os próprios usuários do CAPS irão fabricar e fazer uso dos seus próprios medicamentos”, destacou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.

Para desenvolvimento da Farmácia Viva de Salvador serão estruturados dois hortos farmacobotânicos: um no CAPS III Jardim Armação, o qual já desenvolve atividades com pacientes- as oficinas terapêuticas, e outro de apoio, o Horto Farmácia da Terra na FACFAR- UFBA. As etapas de produção dos fitoterápicos serão conduzidas na Farmácia Universitária, e contará com a manipulação de formas farmacêuticas sólidas, semissólidas e líquidas, que serão dispensadas para os pacientes com indicação clínica nas Farmácias da rede municipal. É previsto também a realização de cursos sobre cultivo, beneficiamento, preparação e dispensação permitirá capacitar centenas de profissionais da saúde do município, integrando a Universidade e os espaços de prática.

Serviço

O serviço de Farmácia do município de Salvador é em geral composto pelo Farmacêutico e auxiliar administrativo. Atualmente são 109 farmacêuticos estatutários atuantes no serviço. Alguns destes realizaram iniciativas pontuais ligadas a atividades de educação em saúde com Fitoterapia, tais como Oficinas de mudas e rodas conversas sobre uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos.

A Rede de Assistência Farmacêutica do Município de Salvador é constituída por 222 farmácias de unidades de saúde distribuídas nos 12 Distritos Sanitários, incluindo diversos níveis de atenção à saúde: 43 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 104 Unidade de Saúde da Família (USF), 06 farmácias (prefeitura bairro) 03 Centros de Saúde Mental, 16 CAPS Adulto, 1 CAPS infantil, 01 CAPS Álcool e Drogas, 04 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) gestão própria, 01 PA Psiquiátrico, 01 Unidade Dispensadora de Medicamentos Antirretrovirais (UDM), 02 Serviços de Atenção Especializada (SAE) São Francisco e Marymar Novaes e 01 Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE), além de farmácias conveniadas.