Inicialmente, quando pensei em escrever uma carta que marcasse a minha despedida da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, algumas palavras me cruzaram a mente enquanto pensava em uma definição para este ciclo que agora se encerra: crescimento, aprendizado, evolução, resiliência, perseverança, dedicação, foram alguns dos exemplos, mas talvez nenhum destes termos seja capaz de definir tão bem meu sentimento em relação a essa jornada como a palavra “gratidão”.
Digo isto pois sou grato pela oportunidade que tive de cuidar do meu povo como nunca
antes, em tantos anos de vida pública. E os meus agradecimentos por esta realização devem começar pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, amigo há mais de 30, que confiou no meu trabalho e capacidade de gestão, e em julho de 2019 me convidou a ocupar o cargo de secretário de saúde.
Adentrar um ambiente novo, conquistar a confiança dos meus colaboradores e convencer a opinião pública que eu estava à altura do desafio não foi uma tarefa fácil. Porém desde o início, não faltou dedicação. Em um curto espaço de tempo busquei conhecer os problemas enfrentados pela população na busca diária pelo atendimento, as dificuldades vivenciadas pelos profissionais da nossa equipe, no exercício das suas funções, e identificar a melhor forma de fazer a imensa estrutura do sistema municipal de saúde funcionar de forma eficiente para todo o nosso povo.
Dar voz à equipe, e ouvir de quem vive a atenção à saúde na pele todos os dias, talvez tenha sido a atitude mais acertada para iniciar esta jornada. Ao aproximarmos a gestão da população que conseguimos compreender os dois lados da moeda. Olhamos o nosso povo nos olhos, e procuramos escutar de todos, os principais obstáculos enfrentados no dia a dia do atendimento em saúde da nossa cidade. E não há recompensa maior do que, com o tempo, retornar às unidades de cada distrito e receber o abraço apertado de quem outrora nos recebia com críticas.
A resposta dos nossos trabalhadores em relação à melhoria dos serviços e resolução de problemas históricos que se espalhavam pelos distritos sanitários da nossa cidade, também foi fundamental para que nos planejássemos e entendêssemos as efetividades das decisões tomadas. Essa vivência me possibilitou um enorme crescimento profissional, mas acima de tudo pessoal, e tenho completa consciência do quão mais humano me tornei ao me deparar com o tamanho da influência que o nosso trabalho exerce na vida de tanta gente. E é a cada paciente e a cada trabalhador que agradeço também pela confiança e a oportunidade de aprender, e procurar devolver através de muito trabalho toda evolução que conquistei.
Quando parecíamos estar acostumando à intensa rotina da saúde de Salvador, fomos surpreendidos por um desafio que nem mesmo os mais fatalistas teriam previsto. A crise sanitária provocada pela pandemia da covid-19 pegou a todos de surpresa, e foi neste momento que vimos o verdadeiro valor de uma equipe unida em torno do propósito de cuidar do bem estar de um povo. Por vezes me emocionei, a ponto de derramar lágrimas com o empenho que cada irmão que esteve comigo na linha de frente demonstrou, mesmo com todos os dramas pessoais que tantos viveram, ao perder familiares e mesmo temer pela própria vida. Por essas histórias que compartilhamos que volto a agradecer a cada profissional desta secretaria pela doação, coragem e compromisso.
Durante aqueles momentos de tanta incerteza, quando tudo era novo e amedrontador, percebi a capacidade de deixar aflorar o que há de melhor em nos, pelo bem coletivo, e unir esforços em torno de um objetivo maior. Posicionamento político, ideologia, objetivos pessoais, nada disso importa quando a missão é cuidar da vida de quem mais precisa. Por isso ao prefeito Bruno Reis e à vice prefeita Ana Paula Matos; aos amigos da Câmara Municipal de Salvador; ao colegas do Governo Estadual, agradeço pela cooperação no cumprimento dessa missão de garantir o bem estar dos nossos cidadãos.
Registro também o meu sincero agradecimento ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e Polícia Federal, instituições parceiras durante todo este período em que procuramos gerir a saúde de Salvador de forma justa, honesta e correta.
Não poderia deixar também de agradecer à imprensa que foi fundamental na divulgação de todo trabalho que realizamos, além de ter atuado de forma diligente no combate à tanta desinformação que tentaram espalhar.
Hoje ao fim da minha caminhada como secretário de saúde de Salvador, olho para trás e enxergo o quanto crescemos, e torço para que a nova gestão venha elevar o atendimento da nossa cidade a patamares cada vez mais altos em termos de qualidade e eficiência. E assim como sei que deixo um pouco de mim na história da saúde de Salvador, levo dentro de mim um pouco de cada sorriso, lágrima, cada conselho, e aprendizado que vivi dentro e fora das paredes das nossas unidades.
Nem tudo neste caminho foram flores, mas os valores aqui alcançados eternamente me servirão como baliza, e reforçarão a minha certeza que é possível sim, fazer a diferença na vida das pessoas e transformar este lugar que tanto amamos em um ambiente melhor para todos. Como diria Antístenes de Atenas, a gratidão é a memória do coração, por isso levarei cada um que passou pela minha vida nesses quase três anos, para sempre no coração.
Leo Prates