A Comissão de Saúde aprovou o projeto do deputado federal Leo Prates (PDT-BA) que propõe a ampliação do acesso à saúde mental no Brasil incorporando profissionais da área, como psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, oficineiros, enfermeiros e educadores físicos.
“Estudos apontam que houve um aumento significativo dos casos de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, ideação suicida e abuso de substâncias durante a pandemia. É urgente garantir o cuidado integral e humanizado a estes profissionais em sofrimento”, justificou Leo.
O Programa Nacional de Ampliação do Acesso à Saúde Mental no Brasil no Pós-Pandemia (PNAASMP), vinculado ao Ministério da Saúde, pretende ampliar a oferta de profissionais na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), na atenção básica, na atenção especializada, na atenção hospitalar e na atenção comunitária.
Também irá fomentar a realização de pesquisas, estudos e avaliações sobre saúde mental, além de apoiar a implantação e o fortalecimento de iniciativas de promoção, prevenção e recuperação de pacientes nas comunidades brasileiras.