Prefeitura de Salvador iniciou nesta quinta-feira (24) a intensificação da vacinação contra covid-19 para crianças de 05 a 11 anos em escolas particulares da capital baiana. A iniciativa é mais um esforço da Secretaria Municipal da Saúde para facilitar o acesso dos pequenos ao imunizante e garantir a ampliação da cobertura vacinal na cidade.
Em Salvador, cerca de 20 instituições de ensino da rede privada já foram contempladas pela estratégia, sendo que aproximadamente mil estudantes foram vacinados. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, a busca ativa nas instituições de ensino é mais uma alternativa para facilitar ainda mais o acesso e dar maior comodidade aos pais ou responsáveis que desejam imunizar as crianças contra Covid-19. O gestor da pasta acompanhou a imunização na manhã desta quinta-feira (24) na Escola Pedacinho do Céu, em Águas Claras.
“A estratégia é voltada apenas para os pais que têm o interesse da vacinação dos jovens e não há nenhuma obrigatoriedade no processo de imunização. É importante destacar que a aplicação das doses acontece sempre sob a anuência dos responsáveis, ou seja, só será administrado o imunizante nos jovens que apresentarem a devida autorização dos pais”, explicou Prates.
Vacinação nas escolas da rede municipal
Além das escolas particulares, as equipes de saúde seguem com a vacinação infantil nas instituições de ensino da rede municipal de Salvador. Iniciada em 18 de fevereiro, a ação já visitou cerca de 200 escolas públicas da capital baiana, imunizando mais de 5 mil crianças entre 05 e 11 anos.
“Nossa intensificação segue também nas escolas da rede municipal. Montamos uma programação conjuntamente com a Secretaria da Educação para que nossas equipes possam percorrer todas as escolas municipais da cidade”, afirmou Leo Prates.
Mais de 130 mil crianças entre 05 a 11 anos já iniciaram o esquema vacinal no município, número que corresponde a 68% do público habilitado. No momento, outros 60 mil pequeninos dessa faixa etária que residem na capital baiana ainda não receberam a dose do imunizante contra o coronavírus.