Saúde: prioridade e referência
A saúde é a minha principal bandeira e sempre será uma das minhas prioridades.
Em Salvador, quando assumi o cargo de secretário da SMS, busquei aproximar a gestão da população, para conhecer de perto os problemas enfrentados; as dificuldades dos profissionais da área e a melhor forma de tornar a estrutura do sistema municipal de saúde eficiente.
Além de lidar com os problemas sanitários diários, estive na linha de frente da luta contra a Covid-19. Através do esforço coletivo, com investimento em equipe técnica e em profissionais qualificados, conseguimos transformar Salvador em uma referência no enfrentamento à pandemia no Brasil.
Luta contra a Covid-19
Ao lado da SMS, garanti uma resposta rápida à situação pandêmica, o que garantiu o sucesso da nossa abordagem com mais de 5 mil doses da vacina aplicadas; mais de 200 mil leitos de UTI instalados; além de hospitais de campanha, gripários e unidades básicas, inovações como o vacinômetro e o drive-thru vacinal.
Ampliação da cobertura de atenção básica:
Durante a minha gestão, Salvador vivenciou uma das maiores expansões da atenção básica de saúde. Entregamos 31 novas unidades, elevando a cobertura à marca de 56,6% e construímos onze novos postos de saúde, com equipes e serviços completos, além de inaugurar a maior UPA do norte/nordeste.
Enfrentamento as arboviroses
Ao reforçar o investimento em ações educativas, mapear locais com rumores de surtos e intensificar a aplicação de inseticidas, Salvador registrou os menores registros de atividades de Aedes aegypti dos últimos 16 anos. Com isso, houve uma redução considerável nos casos de dengue, zika e chikungunya na cidade.